Entre as sete oferendas sem custo temos a oferenda: "Ofereça seu sorriso", todas as demais são igualmente semelhante a esta, não há necessidade do dinheiro para oferecer. De um certo modo também pode-se dizer que esta oferenda do sorriso acompanha todas as demais, afinal toda oferenda deve ser sempre acompanhada de um sorriso. O sorriso é fundamental na relação entre os seres e principalmente importante em relaças daquele que pratica a fé. Pode-se afirmar que o sorriso é um dos grandes segredos da felicidade da família.
A Virtude do Sorriso!
Certa vez, no canal NHK assisti a um programa chamado "Sobre as coisas interessantes da vida", eram apresentados estudiosos de uma áreas não convencionais que relatavam os resultados de suas curiosas pesquisas. No programa do dia 2 de março de 1999 foi a apresentação do professor Tsutomu Kudo, com o tema: "Seu rosto expressa tanto quanto sua fala".
Este professor na verdade era especialista de uma outra área. Porém, apaixonou-se por uma mulher e após a frustração do seu primeiro encontro, mudou sua área de estudo. Aconteceu que, logo no primeiro encontro, totalmente tenso, conseguiu apenas expressar poucas palavras. Durante o dia inteiro seu rosto manteve-se fechado, tal como um dia nublado. Resultado, ao final do encontro a mulher lhe disse: - Acho melhor não nos encontrarmos mais, você não parece feliz ao estar comigo! Depois disso nunca mais viu aquela mulher que tanto gostava.
O professor Kudo, apesar do choque e infelicidade que sentia, foi capaz de perceber profundamente a importância da expressão facial. Sendo assim, iniciou suas pesquisas numa área não muito conhecida chamada Ciência das Expressões Faciais. Viajou aos EUA onde estes estudos eram mais avançados e depois de anos retornou ao Japão. Apaixonou-se novamente, teve êxito em seus encontros e casou-se com a sua atual esposa.
Segundo o professor Kudo, quando se conversa com alguém, a influência das palavras exercem uma pequena porcentagem sobre as pessoas. Numa conversação a expressão facial exerce o maior poder da comunicação. É diferente da comunicação escrita ou falada. O poder de transmissão da expressão facial é superior a todos os demais modos de expressão, o tom de voz, seus gestos e sua feição representam a chave principal da comunicação. Por exemplo, pode-se mandar alguém embora quando se diz: - Se desejar pode ficar a vontade. Ou pode-se separar de alguém quando se diz: - Volte quando quiser.
O professor Kudo, também afirma que, dentre as expressões faciais a que exerce o maior poder de transmissão é o sorriso, e ainda enumera as quatro principais características do sorriso, sendo elas:
1. O sorriso contagia.
2. O sorriso atrai.
3. O sorriso clareia a comunicação.
4. O sorriso rejuvenesce entre sete a oito anos.
Sobre o contágio do sorriso, pode-se imaginar nenezinhos se aproximando de adultos, apesar do bebê não falar nada, a grande maioria dos adultos se abrem demonstrando um belo sorriso, assim superando a dificuldade da comunicação verbal. Também, muitas vezes quando entramos num ambiente em que todos estão sorrindo, sorrimos juntos, até mesmo sem saber o porquê.
Meses atrás o mundo falava muito sobre a Febre Asiática, ela assustou o mundo todo pelo seu extremo poder de contágio, se algum contagiado se aproximar até uns dois metros de alguém, a febre é transmitida. A transmissão feita pelo ar é considerada uma das mais poderosas. Ainda assim, pode-se dizer que o poder de contágio do sorriso é ainda maior.
A atração do sorriso é indiscutível, onde há alguém sorrindo sempre haverá alguém por perto. O sorriso é algo que pluraliza e multiplica as relações. Ao contrário, quando se aproxima de alguém, ou se volta para casa com a expressão facial séria, normalmente os filhos entram para os seus quartos e a conversa pára por ali. Desnecessariamente ninguém se aproxima de alguém com a face séria ou que pareça estar aborrecido com algo, se o sorriso atrai, ao contrário pode-se dizer que sua falta repele.
No caso do sorriso clarear uma comunicação, tenhamos o exemplo de uma reunião em que todos tentam se comunicar sem ataques, extraem boas idéias primeiramente sendo capazes de se relacionarem alegremente. Logicamente que a produtividade e criatividade de todos os membros será maior, o efeito de uma reunião desse tipo sempre será construtivo e positivo.
Por último, temos o quarto efeito do sorriso que é o poder de rejuvenescer. Até mesmo pelo efeito da gravidade sob a qual vivemos, tendemos a decair e enrugar. Partes físicas cedem facilmente ao efeito da gravidade e da velhice. Para isto, até mesmo os métodos de maquiagem são todos comuns entre si. Por exemplo, quando se passa algum produto no rosto o movimento que se faz é circular e sempre debaixo para cima, nunca de cima para baixo. É a lógica, o sorriso é a melhor forma que existe de reerguer seus músculos faciais, quando sorri, você está elevando sua face contra o efeito da gravidade, dando mais brilho ao seu rosto e desfazendo os efeitos da idade que aos poucos avança. Segundo pesquisas, quando sorri, rejuvenesce no mínimo em cinco anos, há também aqueles que chegam a rejuvenescer até oito anos pelo efeito do sorriso. Como podemos observar, o sorriso é realmente uma poderosa arma de combate a tudo nos põem para baixo.
O Sorriso de Ouro da Medalhista Olímpica!
O técnico Koide Yoshio, da maratonista japonesa Takahashi Naoko, que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Sidney, ensinou a maratonista o seguinte:
"Nunca faça cara feia, treine sorrindo". Sempre que se deparar com algum sofrimento, sorria para ele. Pense que poderia ser pior e agradeça por isso. Caso contrário estará inibindo as suas qualidades e possibilidades de superação. O melhor de você só poderá ser extraído dentro de um estado harmônico criado pelo sorriso, jamais de um modo carrancudo, tenso ou embravecido.
O Grande Mestre Nissen Shounin no seu verso n.194, nos ensina:
"Ika bakari ureshiki koto no aru yaran
Miru ni emaruru miru ni emaruru"
Interpretação:
"Como aquela pessoa está alegre! Como pode estar tão feliz.
Quanto mais a vejo sorrio, quanto mais a vejo sorrio"
O Grande Mestre em seu verso, também evidência as características do poder do sorriso. Portanto, para que nós também possamos usufruir dessa felicidade, primeiramente devemos exercitar o sorriso. Mesmo que no início, para alguns e em algumas circunstâncias seja difícil, o importante é praticar, aos poucos seremos contagiados pelo próprio sorriso.
Tal como o professor que passou por experiências frustrantes, se treinarmos e praticarmos com dedicação poderemos mudar quadros importantes em nossas vidas.
Também não podemos esquecer de que o devoto do Sutra Lótus, pela prática e virtude da fé, precisa se esforçar para ser tal com um sol no meio da escuridão. Ser o veículo que transmite brilho, paz e alegria no ambiente em que vive, e que por isso sua fé é exemplar.
Jyunpou Mukai
Um comentário:
Adorei!!!
Sorrir é a coisa que me faz mais feliz.
Mesmo quando as coisas estão difíceis, se temos um sorriso a oferecer tudo parece magicamente voltar a fluir!
Postar um comentário