20 de dez. de 2011

Dez coisas que você não sabia sobre o ex-ditador Kim Jong-il


O líder norte-coreano - ou o "Comandante Sempre Vitorioso de Vontade Férrea" - era fã de Elizabeth Taylor, gostava de sashimi ultrafresco e era hábil no golfe.

Após 17 anos no poder, o líder morreu no sábado (17) de ataque cardíaco, o que deve prejudicar os esforços dos Estados Unidos para que Pyongyang abandone seu programa de armas nucleares, já que o successor pode tentar passar uma imagem de força para se consolidar no poder.

1. Aquele que se tornaria o Grande Líder da Coreia do Norte nasceu --bem, ninguém sabe ao certo onde ou quando ele nasceu. De acordo com uma lenda fomentada por sua família, ele nasceu numa cabana de toras de madeira pertencente a seu pai, na encosta da montanha sagrada norte-coreana Monte Paektu, em 1942.

Uma andorinha foi vista no céu, assinalando a chegada da primavera antes da hora. Uma estrela nova brilhou no céu e um arco-íris foi avistado nas proximidades. Os soviéticos, enquanto isso, disseram que, segundo os registros deles, Kim Jong-il nasceu em 1941 no vilarejo de Vyatskoye, na Sibéria.

*
2. A primeira ocasião confirmada em que Kim Jong-il fez uma aparição pública ocorreu no início dos anos 1970, quando foi visto passando férias em Malta, onde estaria recebendo aulas particulares de inglês do primeiro-ministro maltês, Dom Mintoff.

*
3. Em 1994, quando sucedeu a seu pai, o "Presidente Eterno" Kim Il-sung, tornando-se o novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il recebeu o primeiro de mais de 200 títulos oficiais. Estes incluem "Estrela Guia do Século 21", "General Glorioso que Desceu do Céu", "Político Assombroso", "Comandante Sempre Vitorioso de Vontade Férrea" e "Mais Alta Encarnação do Amor Revolucionário Camarada".

*
4. Em 1994, quando foi aberto o primeiro campo de golfe de Pyongyang, Kim Jong-il teve a honra de jogar a primeira partida. Quando ele foi assinar seu cartão, ao final, o cartão dizia que ele tinha feito 11 "holes in one" (um "hole in one" é uma jogada em que se acerta o buraco com apenas uma tacada. Mesmo dois "holes in one" consecutivos constituem uma grande raridade). Seus 17 guarda-costas foram oferecidos como testemunhas desse feito notável.

*
5. Em 2006, como reação ao teste de uma arma nuclear feito pela Coreia do Norte, os EUA intensificaram as sanções contra o Estado isolado. Numa tentativa de atingir o apreço conhecido de Kim Jong-il por artigos de luxo, os EUA proibiram a entrada no país de 60 produtos de luxo, incluindo iates, perfume Chanel Nº 5, veículos individuais Segways e até mesmo selos postais raros.

Ciente de que Kim Jong-il apreciava conhaque --sua corte aparentemente gastava US$800 mil por ano com Hennessy--, os EUA também proibiram a venda de cristal de chumbo e bebidas destiladas.

*
6. O governo americano também proibiu a venda de televisores com telas de mais de 29 polegadas, em mais uma tentativa de impactar o estilo de vida de Kim Jong-il. Cinéfilo, ele tinha uma coleção de 20 mil vídeos e DVDs, sendo alguns de seus favoritos os filmes das séries "Rambo" e "Sexta-Feira Treze", além da obra completa de Elizabeth Taylor.

*
7.Em 1978 Kim Jong-il teria ordenado o sequestro do renomado cineasta sul-coreano Shin Sang-ok e de sua mulher, a atriz Choi Eun-hee, para que eles pudessem criar uma versão socialista de "Godzilla", seu filme favorito de todos.

*
8. Ermanno Furlanis, um chef italiano que em certa época trabalhou diretamente para Kim Jong-il, escreveu um livro sobre sua experiência, revelando que recebia ordens de cortar sashimis de peixes vivos e nunca colocar anchovas em pizzas. Ele era enviado ao Uzbequistão para comprar caviar, à Dinamarca para comprar carne de porco, à China em busca de uvas e à Tailândia para encontrar mangas e papaias. Um ex-médico pessoal do líder revelou que uma equipe de 200 cientistas trabalhava para aprimorar a dieta perfeita, para assegurar vida longa para Kim Jong-il.

*
9. Em 2000 foi apresentado aos norte-coreanos um novo prato supostamente inventado por Kim Jong-il, chamado "Gogigyeopbbang". Foi descrito com "pão duplo com carne", mas, surpreendentemente, tinha a aparência de um hambúrguer convencional. Em 2006, outra revolução culinária foi introduzida por ordem de Kim Jong-il, em um esforço para aliviar a escassez de alimentos: a criação de coelhos gigantes.

*
10. Um site governamental na internet certa vez declarou que Kim Jong-il jamais tinha a necessidade de urinar ou defecar. Mas a alegação foi removida posteriormente.

Tradução de Clara Allain

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...