5 de dez. de 2012

Dave Brubeck - Take Five


Dave Brubeck, Legend of Jazz, Dies at 91
New York Times

Muito obrigado, Dave. 


O pianista de jazz Dave Brubeck, famoso por gravações comoTake Five e Blue Rondo a la Turk, morreu na manhã desta quarta-feira (5) no Norwalk Hospital, nos Estados Unidos, aos 91 anos de idade. As informações são do jornal Chicago Tribune.

Brubeck, que completaria 92 anos nesta quinta-feira, teve uma falência cardíaca, segundo a publicação. Russell Gloyd, produtor e empresário do músico, afirmou que ele estava em tratamento regular com seu cardiologista.

Lenda do jazz
Nascido em 6 de dezembro de 1920, Brubeck é considerado um dos maiores músicos do gênero principalmente em função de sua técnica ao piano e grande capacidade de improviso ao vivo.

O pianista teve seu primeiro contato com o instrumento que o acompanharia o restante de sua vida aos 4 anos de idade. Inicialmente não se interessou pela técnica e pelos estudos musicais, por isso sempre rejeitou a leitura de partituras.
Foi em 1942 que se formou na University of the Pacific, na Califórnia, e logo depois ingressou no exército, onde conheceu Paul Desmond, com quem mais tarde formaria o Dave Brubeck Quartet, que ainda contava com Joe Dodge e Bob Bates.

Take Five, escrita por Desmond, se tornou a melodia mais famosa do quarteto quando foi lançada, em 1959. Sua métrica ímpar tornou o disco referência entre os standards do jazz. 

Time Out
Escrita por Paul Desmond, Take Five está no disco Time Out, do Dave Brubeck Quartet, lançado em 1959. O álbum foi gravado em Nova York nos dias 25 de junho, 1º de julho e 18 de agosto daquele ano. Take Out ficou famoso por suas melodias distintas e principalmente por alternar suas métricas, fato que não era inédito no jazz, mas fugiu dos padrões musicais e mesmo assim teve grande relevância no mercado ao atingir um grande público e valor comercial.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...