Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes é um livro de auto-ajuda do escritor Stephen R. Covey. Foram vendidas mais de 15 milhões de cópias em trinta e oito idiomas desde a sua primeira publicação em 1989 e foi eleito pelos leitores da revista Chief Executive como o livro mais influenciador do século vinte
"Vencer é um hábito. Assim como fracassar".
É assim que começa a introdução do best seller de Stephen R. Covey, que propagou os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, mundo afora. Na listinha de Stephen, para sua vida dar certo, alguns hábitos seriam necessários, tais como ser proativo, ter liderança Pessoal, Administração Pessoal, Liderança Interpessoal, Comunicação Empática, Corporação Criativa, Auto-renovação Equilibrada.
Estas são as características que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas daquelas que fracassam ou precisam sacrificar o equilíbrio e a felicidade para ter êxito, segundo o autor.
Os hábitos
Ser proativo
Trata se de um termo que não encontraremos na maioria dos dicionários. Proatividade significa muito mais do que tomar a iniciativa. Implica que nós somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas.Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam. Pessoas superproativas acostumam-se com a responsabilidade. Não colocam a culpa por seu comportamento nas circunstâncias, condições ou condicionamentos.
Você é proativo ou reativo?
As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. Se o tempo está bom, elas se sentem bem. Caso contrário, mudam a atitude e a performance.As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si. Faça chuva ou faça sol, não interessa, elas avançam graças a seus valores. E, se um de seus valores é realizar um trabalho de qualidade, ela não depende do tempo estar assim ou assado.As pessoas reativas também são afetadas pelo ambiente social, pelo "tempo social". Quando as pessoas as tratam bem, sentem-se bem. Quando acontece o contrário, assumem uma postura defensiva ou protetora.
As pessoas reativas constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle. Muita gente espera que algo aconteça, ou que alguém tome conta delas. Mas as pessoasque acabam conseguindo os melhores empregos são os proativos que representam soluções para os problemas, e não mais problemas, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo que é preciso, em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.
Começar com o objetivo na mente
Princípios de Liderança Pessoal
Começar com o objetivo na mente significa começar tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde está agora, e dar os passos sempre na direção correta. É incrivelmente fácil ser pego pela ilusão da atividade, na correria da vida, e trabalhar cada vez mais para subir a escada do sucesso, só para descobrir que esta escada estava encostada na parede errada.
É possível viver ocupado - muito ocupado - sem ser muito eficaz. Seu poder encontra-se em algum ponto entre a imobilização, ou a condição de marionete nas mãos de alguém, e a alta proatividade, o poder de agir conforme seus próprios valores, em vez de depender das pessoas e circunstâncias que o controlam.
Cada um possuiu um centro
Onde está o seu centro? Veja os mais comuns.
Centro no cônjuge
centro na família
centro no dinheiro
centro no trabalho
centro nos bens
centro no prazer
centro nos amigos/inimigos
centro na igreja
centro no eu
Entro no Eu
Conforme a pessoa oscila de um centro para outro, o resultado relativo é uma volta demontanha-russa pela vida. O centro correto: os princípiosAo centrarmos nossas vidas em princípios corretos, criamos uma base sólida para odesenvolvimento dos quatro fatores que sustentam a vida. Os princípios não morrem. Eles não ficam conosco hoje e somem amanhã.
Princípios de Administração Pessoal
A administração eficaz é fazer primeiro a mais importante. Enquanto é a liderança que resolve o que é "mais importante", é a administração que coloca o mais importante em primeiro lugar, no dia-a-dia, a cada momento. Administração é disciplina, vontade de fazer direito. Organize e execute conforme a prioridade. Algumas pessoas vivem literalmente esmagadas pelos problemas, dia após dia resultado:
· Foco no curto prazo
· Administração de crises
· Caráter e reputação de camaleão
· Considera planos e metas inúteis
· Faz papel de vítima, não controla a vida
· Relacionamentos superficiais ou rompidos
Pergunta chave
O que você poderia faz (e não está fazendo no momento) capaz de causar uma tremenda alteração para melhor em sua vida pessoal e profissional, se feito de maneira constante?
Liderança interpessoal
A interdependência nos abre as portas de novas possibilidadesde relações profundas, ricas, significativas, para a produtividade aumentada em progressão métrica, para servir, para construir, para aprender, para amadurecer. Não importa se você é o porteiro ou o presidente da companhia, no momento em que passada independência para a interdependência em qualquer função que exerça, você assume um papel de liderança.
Para obter e ter a confiança das pessoas
Honrar um compromisso ou uma promessa
Esclarecer as Expectativas
Demonstrar Integridade Pessoal
Comunicação empática
A comunicação é a habilidade mais importante na vida. Se você deseja interagir eficazmente comigo, influenciar meus pensamentos - ou os pensamentos de sua esposa, filho, vizinho, chefe, colega, amigo -, primeiro precisa compreender. Quando você ouve com empatia o que outra pessoa tem a dizer, está dando ar psicológico àquela pessoa. E, depois que esta necessidade vital é satisfeita, você pode se concentrar na solução dos problemas ou nos conselhos que tem a dar. E, ao fazer isso, observe o que acontece com seu Círculo de Influência. Como você realmente está ouvindo, torna-se influenciável. E ser influenciável é a chave para influenciar os outros. Seu círculo começa a se expandir
Princípios de Cooperação Criativa
A sinergia é a essência da liderança baseada em princípios. Ela catalisa, unifica e libera os poderes existentes dentro das pessoas.Valorizar as diferenças é a essência da sinergia - as diferenças mentais, emocionais e psicológicas entre as pessoas. E a chave para valorizar as diferenças é perceber que todas as pessoas vêem o mundo não como ele é, mas como elas são.
Princípios de Auto-renovação Equilibrada
A dimensão física trata de cuidar eficazmente de nosso corpo físico - comer os alimentos adequados, descansar e relaxar o suficiente e praticar exercícios regularmente. Precisamos agir com sabedoria na hora de planejar um programa de exercícios. Existe uma tendência, especialmente se você não faz exercício algum, de exagerar. E isso pode gerar dor desnecessária, problemas e mesmo danos permanentes. É melhor começar devagar. Um programa de exercícios deve estar em harmonia com as mais recentes descobertas nesta área, com as recomendações de seu médico e com sua própria consciência do problema.
O processo de auto-renovação precisa incluir a renovação equilibrada em todas as quatro dimensões de nossa natureza: física, espiritual, mental e social/emocional. Apesar de renovação em cada uma das dimensões ser importante, ela somente se tornará eficaz por completo quando lidarmos com todas as dimensões de um modo sábio e equilibrado. Negligenciar qualquer uma das áreas provoca um impacto negativo nas outras.
Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes é um livro de auto-ajuda do escritor Stephen R. Covey. Foram vendidas mais de 15 milhões de cópias em trinta e oito idiomas desde a sua primeira publicação em 1989 e foi eleito pelos leitores da revista Chief Executive como o livro mais influenciador do século XX.
Um comentário:
gostei acho que vou comprar... =D
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