20 de mar. de 2014

Formação da personalidade

É durante a primeira infância que encontramos os principais elementos para a formação física do ser humano. Elementos estes que acompanham o indivíduo durante toda a sua vida. A formação da personalidade humana ocorre a partir do momento da fecundação e dura a vida inteira.
Da mesma forma acontece com os elementos formadores da personalidade e comportamento dos seres humanos, eles acompanham os indivíduos durante toda a vida, atravessando todas as fases do desenvolvimento humano.

A personalidade é um conjunto de qualidade externas que fornece as características de determinado indivíduo. Tais características, podem e devem ser apreciadas por outras pessoas, pois é a partir delas que identificamos e diferenciamos uma pessoa da outra. É através da personalidade que identificamos os padrões de conduta e comportamento de determinada pessoa. É através destas que se pode predizer qual poderá ser a sua reação diante de determinada situação, estímulos ou condições externas.Deste modo, qualquer conceito que se possa atribuir a palavra “personalidade” está se referindo, em qualquer momento, ao processo de desenvolvimento psicossocial. Quando o individuo nasce não informa através de sinais que possui uma consciência ou sabedoria acerca da sua existência e da existência de outras pessoas, porém na medida que os estímulos e as situações do meio em que vive vão se perfazendo, o indivíduo, vai ganhando características próprias e formando sua personalidade.

Estes estímulos afetam o indivíduo, atingindo o sistema nervoso central, bem como os demais órgãos sensoriais do corpo, fazendo com que comece a formar uma estrutura psicológica chamada de “eu” ,a qual é considerada como parte consciente do ser humano. O “eu”, segundo ao autor, tem por função principal lidar com a realidade, isto de forma racional e equilibrada. O “eu” também amadurece e na medida em que isto vai acontecendo, ele vai aprendendo a se relacionar com outros aspectos mais reais da vida humana. Dentre estes aspectos pudemos destacar a percepção sensorial, a coordenação motora, a inteligência, a adaptação ao meio em que vive, e a acumulação de conhecimento, dentre outros aspectos importantes. Durante a formação da personalidade de um indivíduo é preciso se levar em conta todos os mecanismos de formação sejam eles primários ou secundários, pois ambos são fatores que impulsionam a formação da personalidade.

Todos seres humanos nascem com determinados instrumentos inatos, os quais são imprescindíveis para a vida humana, estes são chamados de “motivos primários” e tais instrumentos são encontrados em todos os indivíduos vivos. Os “mecanismos primários” podem ser a vontade de se alimentar , dormir, respirar, ou seja, são as necessidades básicas que qualquer indivíduo tem e necessita. Além das necessidades primárias, existem também as necessidades psicológicas, porém estas variam de cultura para cultura e de lugar para lugar. As necessidades psicológicas são denominadas de “necessidades secundárias”, pois estas são adquiridas mediante contato com o meio, porém tais necessidades, ainda assim, são necessidades gerais sentidas por todos os indivíduos, como por exemplo, a necessidade de se sentir amado, estas são características inerentes a todos os seres humanos.

Durante a primeira infância a criança utiliza bastante os impulsos biológicos, os quais são de extrema necessidade para garantir a sua sobrevivência, além disso, são estes que determinam o comportamento do indivíduo que atravessa esta fase. Os impulsos biológicos do seres humanos não são dirigidos para satisfazer as necessidades sociais, mas sim, as necessidades físicas como comer , beber, dormir, etc.,porém logo depois que os indivíduos aprendem a satisfazer as suas necessidades primárias, eles começam a orientar suas vontades a outros objetivos, mais relacionadas com o mundo ao seu redor. Assim, os estímulos e processos sensoriais que vão servir para ampliar o seu mundo e aumentar suas potencialidades, acabam fornecendo a ele a chance de acionar o seu desenvolvimento cognitivo. Com o passar do tempo tal desenvolvimento vai ganhando controle sobre os impulsos biológicos dos indivíduos, a partir de então, a personalidade começa a se formar, pois é a partir deste momento que os instintos primários e secundários se harmonizam de alguma forma.

O processo de formação da personalidade ocorre através do processo de socialização, pois é com base nisto que os impulsos biológicos e culturais se interagem, porém o processo evolutivo do individuo só começa na primeira infância. No entanto, é necessário frisar que o processo evolutivo não ocorre somente na primeira infância, porém tudo que acontece nesta fase é de extrema importância para compreender as nuances psicológicas dos seres.
Lane Reis

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom artigo, crescendo e aprendendo. O homem é produto do meio, por isso a personalidade é construída durante toda vida.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...